resgate

O que devo fazer quando resgato um gato ferido!

A primeira coisa quando encontramos um gato ferido, seja ele adulto ou filhote é lembrar que é um ser vivo que sente dor, frio e que provavelmente vai estar assustado, com medo pois não sabe se você é amigo ou não. Então tenha cuidado, ele pode tentar se defender e acabar te machucando. Aproxime-se com cautela e se possível em mais de um para poder pegar o bichinho sem machucar mais o amiguinho. Geralmente quando vêem que estão sendo tratados com carinho retribuem o afeto e se deixam resgatar. Mas temos que lembrar que qualquer ser com dor vai reagir. Lembre-se que protetores não recebem verbas públicas e possuem pouca ou nenhuma ajuda de terceiros, então procure  o Bem Estar Animal de Canoas 08005101234 faça um protocolo e com esse número ligue 3429.2924 informe o número que te foi dado e peça atendimento. Isso deve ser feito de pronto, até para poderem verificar se o animal é chipado e\ou  castrado e se possui dono ou é de rua. Se o Bem Estar não puder fazer o atendimento na hora, pois tem muitos animais sob sua guarda e apenas um veterinário, procure uma clínica particular pelos menos para o primeiro atendimento e aguarde ser chamado pelo município.

As pessoas têm sempre que lembrar que os animais não têm culpa de estarem vagando pelas ruas da cidade, estão ali por culpa da própria sociedade que não acolhe, não castra, não alimenta, não oferece proteção. Volto a repetir, protetores não têm condições de abrigar animais, eles não têm recursos próprios então tome você as providencias necessárias. É importante colocar cartazes tentando achar os donos e se não encontrados serem colocados para adoção. Enquanto você não encontra o dono nem um adotante pode mantê-lo sob sua guarda e se não puder ficar com ele, pode achar um lar temporário. Para viverem bem com outros gatos é necessário que se faça testes de Fiv (vírus da imunodeficiência felina) Felv (vírus da Leucemia felina) e Pif (peritonite infecciosa felina), essas doenças são causadoras de inúmeras infecções pois baixam a imunidade do gato deixando o pequeno organismo a mercê de vírus inúmeros. Essas doenças são transmitidas através da saliva, arranhões ou das fezes. Se negativados os testes, poderão conviver livremente com outros gatos, se positivados deverão ser filhos únicos numa casa, receberem muito amor e os tratamentos de acordo com cada doença. Vale ressaltar que mesmo positivados os testes eles podem nunca manifestarem a doença, mas são transmissores. Se você pretende adotar apenas um animal, procure dar uma chance para um fiv/felv/pif para que possam ter um lar e conhecer amor.

Lembre-se que existe uma lei que protege o animal comunitário. Ele tem direito à comida, água e um canto para repousar, em vão lutam os que não se renderam a essa lei pois mais são os que gostam e protegem. Por isso entre nessa, alimente um animal de rua, dê carinho, castre, adote…  “O justo  atenta para a vida de seus animais, mas o homem perverso é cruel” Prov 12:10. “Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade.” Eclesiastes 3:19  Existem vários versículos na bíblia em favor dos animais, Deus em várias ocasiões fala com os animas e Ele entregou Jesus para morrer por nós na cruz em favor de nosso pecados. Jesus é o nosso cordeiro imaculado, nós não precisamos de sacrifício de animais para chegar diante de Deus, esse sacrifício já foi feito. Qualquer outro sacrifício com sangue de animais é maligno.

 

2 comentários em “resgate”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *